terça-feira, 29 de março de 2011

Pirâmide Alimentar

Bom dia, hoje acordei pensando no que ia escrever no blog, e no monte de coisas que tenho que fazer durante o dia... então, depois de pensar muito, resolvi escrever sobre uma coisa que gera muitas dúvidas e que surgiu para facilitar a representação de uma alimentação saudável e equilibrada- A PIRÂMIDE ALIMENTAR !

Segundo a ANVISA, a pirâmide alimentar é um instrumento sob a forma gráfica de orientação da população para uma alimentação mais saudável. Em outros termos, separa os alimentos em grupos e quantidades (representadas por porções) para que as pessoas saibam o que e quanto devem consumir de cada gupo de alimento durante o dia, para ter uma alimentação balanceada e para que se consuma todos os nutrientes necessários para manter o corpo saudável...! Complicado?!?! Nem tanto...

Bom, como podem ver... a pirâmide é dividida em 6 grupos de alimentos...isso que dizer que todo os grupos deem ser consumidos durante o dia...claro sem exageros e porcionados, pois, prato colorido é alimentação saudável...
  1. Na base da pirâmide temos os alimentos Energéticos,compostos por pães, arroz, cereais e massas, são os carboidratos. São classificados assim, pois nos fornecem energia e calor e funcionam como combustível para o corpo, para que possamos realizar as atividades essenciais do dia- a- dia, por exemplo: andar, respirar, correr, pegar... etc. Seu consumo deve ser de 6 a 11 porções diárias.
  2. Acima dos alimentos energéticos, temos os alimentos Reguladores, compostos pelos vegetais e frutas. Quer dizer que regulam as funções do organismo ajudando a combater o aparecimento de doenças como gripes e resfriados. São ótimas fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, ajudam no peristaltismo do aparelho digestório, possuem antioxidantes que diminuem o efeito deletério do estresse oxidativo e dos rdicais livres.O consumo diário deve ser de 3-5 porções para os vegetais e 2-4 para as frutas.
  3. Acima dos Reguladores, temos os alimentos Construtores, compostos pelos leites e derivados, e pelas carnes,aves, peixes, feijões (leguminosas), ovos e nozes. São os alimentos que contém proteína em sua composição, e tem a função de promover o crescimento, formando o corpo, os ossos, os dentes, unhas, cabelo, pele, etc. O consumo diário para esse grupo de alimentos é de 2-3 porções.
  4. Logo acima temos os óleos, doces e gorduras, tambés classificados como os alimentos Energéticos Extras, que assim como os carboidratos, também fornecem energia e calor para o corpo, porém contém mais gordura (lipídeo) em sua composição e devem ser consumidos com moderação, pois o consumo exagerado desse grupo de alimentos pode trazer riscos à saúde.
Ok, falamos sobre todos os grupos que compõe a pirâmide alimentar...citamos também as porções que devem ser consumidas diariamente... mais o que são porções na verdade?!?!

  • Na nutrição, porção é a quantidade de alimento em sua forma de consumo (fatia, xícara, colheres e gramas), em medidas caseiras.
Portanto, para um plano alimentar de 2.000 calorias (que é a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1 grama de água em 1 ºC. E quando nos referimos à medição de valor energético de alimentos usamos a quilocaloria que são mil calorias.), dizemos que 1 porção de alimentos energéticos equivale a 150 Kcal. Exemplo: arroz = 4 colheres de sopa (1 porção de 150 Kcal); 1 porção de verduras = 15 Kcal, exemplo: beterraba crua ralada = 2 colheres de sopa  (1 porção de 15 Kcal); 1 porção de verduras = 70 Kcal, exemplo: 1 fatia de abacaxi (1 porção de 70 Kcal); 1 porção de feijões( leguminosas) = 55 Kcal, exemplo: 2 colheres de sopa de lentilha cozida ( 1 porção de 55 Kcal); 1 porção de leite e derivados = 120 Kcal, exemplo: 3 fatias de quijo tipo mussarela ( 1 porção de 120 Kcal); 1 porção de carnes = 190 Kcal, exemplo: 1 unidade de bife gralhado (1 porção de 190 Kcal); 1 porção de óleos e gorduras =73 Kcal, exemplo: 1 colher de sopa de azeite de oliva ( 1 porção de 73 kcal); e 1 porção de açúcares e doces = 110 Kcal, exemplo: 1 colher de sopa de açúcar cristal ( 1 porção de 110 Kcal).

E temos hoje a nova pirâmide alimentar, onde adicionaram os esportes na base, abaixo dos carboidratos, para reforçar a importância da prática de atividades físicas diariamente e do cosumo de água, para manter o corpo saudável.






Outras dicas pertinentes:

  • Fazer 6 refeições ao dia: Desjejum, Lanche da manhã, Almoço, Lanche da tarde, Jantar e Ceia;
  • Respeitar as quantidades ( porções) de cada grupo de alimento;
  • Praticar atividade física diariamente;
  • Consumir pelo menos 2 L de água todos os dias;
  • Mastigar bem os alimentos;
  • Não pular nenhuma refeição e estipular horários para fazê-las
  • E lembrar que:  PRATO COLORIDO, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
 Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas, e ajudado a entender um pouco mais sobre a pirâmide alimentar e sua composição. E que as dicas de alimentação saudável ajude vcs a manter o corpo em equilíbrio.

Obrigada
=D
 
 

Um comentário:

  1. Aqui eu gostei, muitissimo interessante e inteligente o post, parabéns....e o exercíco é juntamente com a excelente alimentação o que mais trará resultados na saúde e estetica!

    ResponderExcluir